(Seg - Sex) 8 am - 18 Hs
Seja Bem vindo a CredEx Financeira!Seja Bem vindo a CredEx Financeira!Seja Bem vindo a CredEx Financeira!
(Seg- Sabado)
contato@credexfinanceira.com.br
Alphaville Industrial - Barueri - SP
Seja Bem vindo a CredEx Financeira!Seja Bem vindo a CredEx Financeira!Seja Bem vindo a CredEx Financeira!

Sempre importante lembrar: conheça os casos de golpe mais comuns e saiba como evitar

  • Home
  • Builder
  • Sempre importante lembrar: conheça os casos de golpe mais comuns e saiba como evitar

A variedade de golpes aplicados por pessoas mal intencionadas e que querem roubar dados…

A variedade de golpes aplicados por pessoas mal intencionadas e que querem roubar dados, informações privilegiadas e dinheiro não para de crescer. Estes golpes variam em complexidade, mas compartilham a intenção de explorar a confiança e a vulnerabilidade das vítimas. Conhecer os casos mais comuns e como eles são aplicados é a melhor maneira de evitar cair neste problema, que traz muita dor de cabeça.

Listamos alguns casos que ocorrem com grande frequência. Confira abaixo!

1. Esquemas de Pirâmide

Esquemas de pirâmide são uma forma clássica de fraude financeira que, infelizmente, continua a atrair pessoas em busca de ganhos rápidos. Os golpistas prometem retornos extraordinários para investidores, recrutando cada vez mais participantes. No entanto, o dinheiro dos novos investidores é usado para pagar os mais antigos, criando uma estrutura insustentável que eventualmente entra em colapso, deixando a grande maioria das pessoas com perdas significativas. Para disfarçar, muitas “empresas” alegam estar vendendo produtos, mas no fim das contas não deixa de ser, sim, um esquema de pirâmide.

2. Golpes do Cartão Clonado

Os golpes relacionados a cartões clonados têm se tornado cada vez mais sofisticados. Hackers obtêm informações de cartões de crédito, muitas vezes através de skimmers (dispositivos instalados ilegalmente em caixas eletrônicos, terminais de pagamento ou outros leitores de cartões com a finalidade de capturar as informações e, assim, clonar o cartão) em caixas eletrônicos ou dispositivos de leitura de cartões falsos. Eles, então, realizam compras não autorizadas ou vendem essas informações no mercado.

3. Golpes por Telefone

Golpistas frequentemente usam ligações telefônicas para enganar as pessoas. Eles se passam por funcionários de bancos, empresas de cartões de crédito ou até mesmo órgãos governamentais, solicitando informações pessoais e financeiras. É crucial estar ciente de que instituições legítimas nunca pedirão informações confidenciais e muito menos senhas por telefone.

4. Fraudes em Empréstimos Online

Com o crescimento das plataformas online de empréstimos, também cresceram os golpes nesse setor. Alguns golpistas criam empresas fictícias, oferecendo empréstimos com condições aparentemente vantajosas. Os clientes, ao fornecerem informações pessoais e pagarem taxas adiantadas, descobrem mais tarde que caíram em uma armadilha.

5. Phishing Online

Ataques de phishing online são comuns, envolvendo e-mails, mensagens ou sites falsos que visam roubar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Essas mensagens muitas vezes imitam instituições financeiras ou órgãos governamentais, induzindo as vítimas a fornecerem dados sensíveis.

Para proteger-se desses golpes, a educação é fundamental. Esteja ciente das táticas utilizadas pelos golpistas, mantenha senhas seguras, monitore suas contas regularmente e jamais compartilhe informações pessoais. Ao suspeitar de qualquer atividade irregular, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira e órgãos de segurança, através dos canais de atendimento oficiais. Conheça também nossa página Educação Financeira e Digital​, onde compartilhamos diversas dicas de segurança, sempre atualizadas!

​​

Precisando de um empréstimo com comodidade e agilidade?

Leave A Comment

Nenhum produto no carrinho.

X